No ano de 1.947, no pequeno povoado de Quilombo, dois imigrantes italianos e alemães, vindos do Estado do Rio Grande do Sul, sentiram a necessidade de seus filhos aprenderem a ler e a escrever. Foi então que se criou na capela do povoado, denominado hoje de cidade de Quilombo, a primeira escola. Em fevereiro de 1949, com a vinda do professor Aquiles Dallagnese, passou a ser Escola Isolada Municipal, pertencendo ao município de Chapecó.
Como a distância dificultava a ida dos professores a participar das reuniões e para receber o pagamento, já que tinham que fazer 68 km a cavalo levando 03 (três) dias, ida e volta, e com a saída do professor Aquiles, formou-se uma equipe composta por: Generoso Devens, Primo Bodanese, Silvino Zanella, Pedro Wobetto, Idemar Bernardi, Osmar Modesto, que se dirigiram ao Governo do Estado de Santa Catarina, Sr. Irineu Borneausen, a fim de pedir a criação de uma Escola Estadual.
Com o crescimento da população foi necessário que se criasse uma escola maior. Contribuíram para que este sonho fosse realizado: Padre Luiz Reisen, Inspetor de Ensino; Osmar Dutra, Deputado Estadual; Gentil Belani, Noêmia Camargo Albertti, Diretora de Coronel Freitas; Angelo Antonio Zuchi, Prefeito Interino; Edvino Weirich, vereador.
No dia 24 de junho de 1.959 passou a Grupo Escolar Profª Jurema Savi Milanez, já com o prédio próprio, por decreto nº 619 de 14 de abril de 1958. Os alunos ao terminarem o Curso Primário eram obrigados a irem para outras cidades a fim de continuar os estudos. Sentiu-se a necessidade de outro curso na Escola.
No dia 08 de fevereiro de 1.966, por Decreto nº 3882, foi criado o Ginásio Normal "Ivo Silveira". A reforma do Ensino fez com que o Ginásio Ivo Silveira, no qual funcionava o Ginásio Normal fosse transformado em Escola Básica, isto na data de 08 de fevereiro de 1.971, pelo Decreto nº 10.295, código 11.11.124 entrando como diretora a Irmã Rosa Dalri.
PORTARIA E / 054 / 88, de 04.03.88 – Autoriza o funcionamento do ensino de 2º grau na Escola Básica “Profª Jurema Savi Milanez” e Transforma em Colégio Estadual com a denominação de Colégio Estadual ‘Profª Jurema Savi Milanez”.
PORTARIA E / 0017 SED, DE 28 / 03 / 2000 – Altera a identificação dos estabelecimentos de Ensino da Rede Pública Estadual de Colégio Estadual “Profª Jurema Savi Milanez” para ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFª JUREMA SAVI MILANEZ.
A Escola de Educação Básica Professora Jurema Savi Milanez localiza-se no centro da cidade, comporta uma demanda de alunos que habitam em todas as localidades do município, tanto das comunidades do interior, bairros e centro. São filhos de comerciantes, empresários, funcionários público, empregados e na grande maioria de agricultores.
Diante dessa complexidade, o poder econômico de nossos alunos é variável, e atinge todos os extremos, ou seja, alunos sócio-econômicamente bem sucedidos, e alunos extremamente vulneráveis e que dependem apenas de projetos/programas sociais e doações, para sua subsistência.
A Escola, como parte integrante da vida desses educandos, não deixa de fazer uma breve pesquisa dessas situações, e proporcionalmente considera um fator a ser trabalhado, principalmente no que tange uma das nossas maiores dificuldades evidenciadas, que é a questão da socialização e inter-relacionamento entre os mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário